Mudanças acontecem o tempo todo e isso é natural, mas cada um tem a sua própria percepção sobre o que se passou, ou seja, por mais que aconteça exatamente a mesma coisa com você e outra pessoa, a visão da realidade em que foram inseridas será única. Sendo assim, não podemos criar expectativas sobre as ações de outros, pois todos nós tomamos decisões baseadas no que captamos com a nossa vivência.
Sabendo disso, por que ainda é tão difícil aceitar que as pessoas são como são e não como queremos?
Conhece aquela velha história de que você nunca vai conseguir mudar ninguém, porque as pessoas só mudam quando querem? Ela é verdadeira. As vezes nos pegamos tentando achar uma maneira diferente de ser para nossos pais, amigos, chefe, parceiro, e isso foge da realidade, porque por mais idealizada que seja a imagem da pessoa para você, ela não deixa de ser apenas quem é.
Nosso cérebro produz continuamente e sem a nossa permissão aquilo que pensamos e por mais controle que tentemos ter, só conseguimos eliminar ou modificar alguns dos pensamentos disfuncionais. Não ter esse tipo de pensamento não é algo que esteja ao nosso alcance porque estes são espontâneos.
E como não sofrer com isso?
Se você compreende que não tem total controle sobre o que pensa e que isso torna a sua visão diferente das outras pessoas, também pode entender que o mesmo acontece com quem está ao seu redor, então não crie uma guerra dentro de si ou com o resto do mundo!
Se adaptar não significa que você precisa aceitar tudo e abrir mão de todos os seus desejos e sonhos, mas é necessário praticar o desapego do que é ilusório para poder aproveitar melhor o que é real. Lembre-se que não existem pessoas perfeitas, mas quando você as aceita como são, criar harmonia na relação se torna uma missão muito mais prazerosa e simples.
O diálogo pode ajudar nessa adaptação quando ambos os lados da relação ouvem a visão de cada um, mas precisamos ter ciência de que continuamos únicos e a conversa não obriga o outro lado a ser como espera ou a ver como você vê. A não aceitação não muda a verdade e ainda te faz lutar até perder a lucidez mental, te dando a sensação de estar perdido.
Não seja vítima da sua realidade depositando a culpa do seu desconforto em alguém, respeite o outro e respeite a si mesmo sabendo que o que você vive, depende do que você aceita.
Somos capazes de lidar com o diferente e distinguir o que podemos aceitar em nossa vida. O primeiro passo é o auto-conhecimento. Se você tem dificuldades em resolver essas questões, procure a ajuda de um profissional e torne essa missão mais amena. Cuide da sua saúde mental!
Deixar Um Comentário