Como identificar sinais de depressão e formas de tratamento

A depressão é uma doença grave que atinge pessoas de ambos os sexos e todas as faixas etárias. Segundo a OMS, 4,4% da população mundial sofre com esse transtorno e 5,8% dos brasileiros possui a doença.

Uma das principais informações a respeito da depressão é de que ela pode se apresentar de diversas maneiras e, em sua forma mais grave, pode levar à morte.

Nem todos os deprimidos serão curados da doença: em alguns casos, ela é crônica, e acompanhará a pessoa durante toda a sua vida, porém, é necessário compreender que ela deve ser tratada.

Identificar os sinais da depressão é fundamental para que o portador desse transtorno possa buscar profissionais que lhe ajudem a amenizar os sintomas e dar continuidade à sua vida.

Por esse motivo, iremos lhe ajudar a entender quando você ou alguém próximo apresenta a doença.

  1. Sintomas

É através da identificação dos sintomas que os profissionais podem diagnosticar a manifestação da doença em uma pessoa e qual a sua classificação, indicando o melhor tratamento.

São necessários 3 ou mais sintomas para que alguém seja considerado deprimido. No geral, a doença causa grande perda na qualidade de vida, pois a pessoa para de sentir prazer em atividades de que gostava, além de ser comum o sentimento de frustração, baixa autoestima e responsabilização sobre os problemas da vida.

Sintomas físicos que podem aparecer são:

  • falta de apetite (ou aumento);
  • aumento ou perda do sono;
  • menos disposição para levantar;
  • fadiga;
  • irritabilidade
  • falta de vontade de desempenhar tarefas simples.

É importante que as pessoas próximas ao paciente tenham consciência de que a tristeza pela perda de um ente querido (ou outro fator) ou outros sintomas que seriam comuns em situações difíceis da vida não necessariamente indicam depressão.

Quando há a doença, ela atrapalha o dia a dia de quem a apresenta, e muitas pessoas deixam até mesmo de se cuidar de forma básica e de ir ao trabalho.  Muitos deprimidos se isolam e param de interagir com pessoas com as quais mantinham bom relacionamento.

Se você se sente assim ou conhece pessoas que estejam nesta situação, é necessário buscar ou indicar tratamento.

  1. Como tratar?

Existem diversos medicamentos que ajudam a pessoa deprimida a se sentir melhor durante o dia, tendo humor mais estável e diminuição de sintomas.

Muitas vezes, é necessária a associação entre medicamentos para combater os efeitos colaterais e somente um profissional qualificado – um médico psiquiatra – poderá indicar qual é o melhor para cada pessoa.

Além disso, a realização de terapias com psicólogos ou psicoterapeutas é muito importante, pois auxilia o paciente a compreender melhor sua condição e a buscar soluções para questões pessoais que possam potencializar os sintomas da doença.

A psicoterapia também leva a descoberta do motivo pelo qual o paciente desenvolveu a depressão. Tratando a causa do problema enquanto o medicamento trata o sintoma.

Por isso, se você conhecer alguém que antes era próximo, mas agora está se afastando, ficando fechado para o mundo, não querendo conversar e tendo problemas em seu dia a dia, considere a possibilidade de essa pessoa ter depressão e ofereça ajuda.

A melhor maneira de evitar que tragédias ocorram é com a realização de tratamento e a atenção de pessoas especiais, já que, para um deprimido, sentir – se acolhido, incluído e útil pode fazer uma grande diferença.

2018-06-11T19:37:27+00:00

Deixar Um Comentário