Quando criamos muita expectativa em algo e deixamos de usar os dados da realidade, com frequência terminamos frustrados. É bastante comum as pessoas se decepcionarem e acabarem sendo afetadas emocionalmente por esses desapontamentos. O ser humano tem uma enorme facilidade em criar expectativas.
As pessoas têm dificuldades para encarar o momento presente, sobretudo se as coisas não estão caminhando da forma como elas gostariam.
O problema é que, ao invés de encarar os fatos e de buscar alguma forma de resolver o que lhes incomoda, elas acabam criando automaticamente expectativas, muitas vezes irreais, sobre o que vivem ou virão a viver. E isso só piora as coisas.
Expectativa X Realidade
Esse conjunto de palavras frequentemente usadas em oposição costuma ser bastante empregado em nossa sociedade, principalmente pelo fato de as expectativas muitas vezes não corresponderem à realidade e vice-versa.
A expectativa é diferente da esperança, que é um sentimento bom, que nos conforta, trazendo luz e alento. Ter expectativa pressupõe contar com alguma coisa que ainda não aconteceu ou ter um grande desejo e aflição por receber algo.
Criamos expectativas nas mais variadas esferas, como ter um sentimento correspondido por alguém ou uma promoção no emprego, por exemplo.
Normalmente pessoas muito ansiosas estão mais vulneráveis a não viver o momento por estarem distraídas demais criando expectativas.
A melhor forma de evitar falsas expectativas é:
- Viver um dia de cada vez.
- Não esperar que as pessoas ajam como você gostaria, sem levar em conta como elas são.
- Não depositar toda a sua confiança em algo incerto.
- Não ignorar os sinais de que algo possa estar acontecendo diferente do que você esperava.
- Pensar em um plano B. Se a expectativa não se tornar realidade, você irá lidar melhor com a possível decepção, pois essa possibilidade já havia sido considerada.
- Aceite que as coisas mudam e parte das mudanças estão fora do nosso controle.
- Tente encarar e solucionar os problemas que aparecem e não imaginar soluções mágicas. Se necessário, não evite pedir ajuda.
- Tente quebrar pensamentos rígidos de como as pessoas devem agir e como as coisas devem acontecer para que quando os acontecimentos tomarem rumos diferentes, você consiga lidar com eles com maior facilidade.
- Corra atrás dos seus sonhos e crie metas. Mas esteja ciente de que imprevistos acontecem e são parte do caminho.
- Reflita se suas expectativas não estão encobrindo algum desconforto no presente que você está evitando resolver.
Se considerar necessário, você pode procurar um psicólogo. Ele certamente poderá lhe ajudar a adequar suas expectativas a realidade, lidar com os percalços do caminho, entre outras coisas.
Deixar Um Comentário