É verdade que todo mundo fica ansioso de vez em quando. O estilo de vida moderno é agitado, o que pode gerar ondas de ansiedade. Contudo, existe uma diferença entre estar ansioso e ser ansioso.
Quando você está ansioso, esse período de ansiedade é temporário e logo passa quando os problemas são resolvidos. No entanto, se você é ansioso, a ansiedade é como uma sensação constante e intensa que não te deixa em paz.
Esse tipo de ansiedade pode ser classificado como um transtorno mental e precisa ser tratado com seriedade para que a pessoa recupere a sua qualidade de vida. Os transtornos de ansiedade podem prejudicar muito as relações interpessoais e o bem-estar físico.
Você pode estar em dúvida agora, perguntando-se “como saber se sou ansioso?”. Não se preocupe, pois iremos fazer uma lista com os principais sintomas que atingem quem sofre com a ansiedade para você ver em quantos se encaixa. Confira a seguir:
1 – Medos frequentes
As pessoas ansiosas estão sempre sentindo medo de algo, por mais irracional que possa parecer. Sentem medo da solidão, de sair de casa, de alguma catástrofe aleatória, de decepcionar os outros, de perseguição, etc.
Quase sempre esses medos são infundados e foram criados apenas pela mente ansiosa da pessoa. Sentir medo frequente pode causar problemas sérios, como os ataques de pânico.
2 – Tensão muscular e problemas digestivos
Os problemas da mente afetam diretamente o corpo. As pessoas ansiosas costumam sentir dores articulares e cervicais, com uma tensão muscular bem forte. Elas também sofrem muito com gastrite, indigestão, irritações estomacais, diarreias e outros problemas no trato digestivo.
Vale lembrar também que o ansioso constantemente tem taquicardia, suor excessivo e tremedeiras.
3 – Distúrbios no sono
Um dos principais sintomas da ansiedade é o sono ruim. Normalmente, a insônia é o distúrbio mais presente. A pessoa deita na cama, mas a mente está tão cheia de coisas que o sono se recusa a vir.
Noites mal dormidas podem gerar efeitos negativos durante o dia, como fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, entre outros.
4 – Fome compulsiva
Muitas pessoas ansiosas descontam as agonias e frustrações na comida. É muito comum aquela situação em que o ansioso vai de madrugada até a geladeira e come o que tiver pela frente de forma descontrolada. Os alimentos gordurosos são os favoritos.
5 – Pensamentos obsessivos
Esse é um dos sintomas mais graves..
Ter um pensamento obsessivo é cismar de forma repetitiva com alguma coisa que você viu, ouviu ou simplesmente formulou em sua mente, que seja negativa e passe sentimentos ruins. É como se a sua cabeça só tivesse espaço para esses pensamentos tóxicos.
É bom que fique claro: esses sintomas são informativos e não devem ser utilizados para que você faça um auto-diagnóstico. O recomendado é procurar um psicólogo ou psiquiatra para que eles lhe orientem sobre como tratar o problema.
Deixar Um Comentário