Você sabia que há diferentes tipos de ansiedade? Apesar de esse ser um sentimento inerente ao ser humano, ele pode se manifestar de várias formas e com diversas intensidades.
Por vezes, aquele frio na barriga comum na véspera de uma apresentação na faculdade ou de uma entrevista de emprego toma proporções maiores e acaba por atrapalhar uma atividade que tinha tudo para dar certo.
Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior quantidade de ansiosos no mundo. Esta informação é preocupante e exige que tenhamos mais cuidado com a nossa saúde mental.
Conhecer as variadas formas de ansiedade é uma maneira de identificar a doença e procurar a ajuda necessária para seu controle. Entenda melhor alguns tipos.
-
TAG – Transtorno de ansiedade generalizada
O TAG é caracterizado por uma enorme sensação de ansiedade constante, que se arrasta por no mínimo seis meses independentemente de haver ou não algo real com que se preocupar.
Além disso, é comum também ter o sono prejudicado por estar angustiado, assim como sofrer com distúrbios de humor e cansaço.
-
Transtorno do pânico
Entre os diferentes tipos de ansiedade, o transtorno do pânico é aquele que se manifesta de forma repentina e breve, mas que deixa o indivíduo em um nível de estresse extremo.
Isso porque neste tempo curto ele sente que está perdendo os sentidos, assim como controle de seu corpo. É comum também a sensação de que pode morrer a qualquer momento. Trata-se de uma crise que dura alguns minutos, mas é muito intensa.
Outros sintomas físicos recorrentes são falta de ar aguda (como se estivesse se asfixiando), tontura, tremores e náusea.
-
TOC – Transtorno obsessivo – compulsivo
Como o próprio nome indica, este tipo de ansiedade consiste na fixação por algo. Esta obsessão pode estar ligada, entre outras coisas, à limpeza, organização de objetos e verificação de informações.
Emocionalmente o indivíduo sente que se as coisas não estiverem perfeitas, podendo acontecer algo de ruim e afetá-lo. Por isso, ele precisa checar, limpar ou reordenar imediatamente o que está o incomodando para diminuir a sua ansiedade.
-
Transtorno de Estresse Pós-traumático
Sofrer violência doméstica, passar por uma catástrofe natural, ser assaltado, presenciar uma agressão ou a morte de alguém em um acidente são situações difíceis e que podem trazer problemas psicológicos a longo prazo.
E o estresse pós-traumático é um dos diferentes tipos de ansiedade que podem decorrer destas vivências.
O indivíduo fica impactado com o fato ocorrido e todas as vezes que relembra do que aconteceu, ele sente como se estivesse passando por tudo isso novamente. É comum sentir tremores, falta de ar, sudorese e buscar o isolamento social.
-
Fobia social
Toda fobia está relacionada ao medo de algo. Neste caso, é a necessidade de interação social que desencadeia um sentimento de ansiedade desproporcional.
Entre os diferentes tipos de ansiedade, a fobia social trata dos sentimentos que o indivíduo tem em relação aos outros ao seu redor. É o medo de falar com pessoas estranhas, de socializar em um ambiente escolar ou profissional e de se apresentar publicamente.
Destacamos que é possível que pessoas apresentem mais de um tipo de ansiedade. Agora que você já conhece os diferentes tipos, poderá identificar os sintomas e procurar um profissional especializado para tratamento. Marque hoje mesmo a sua consulta!
Deixar Um Comentário