Quando devo buscar terapia?

A necessidade de entender a causa dos problemas psicológicos humanos e a busca da melhor maneira para tratá-los somente foi compreendida como sendo de importância científica e social após Sigmund Freud desenvolver a psicanálise, durante os séculos XIX e XX.

Foi nesse último século que a análise da mente humana se desenvolveu como campo de estudo, com uma evolução expressiva, sendo de grande importância para auxiliar as pessoas a tratarem seus problemas e terem melhor qualidade de vida.

Atualmente existem diversas correntes e formas de terapias psicológicas, com origens muito variadas, indo de tratamentos de base espiritual até aqueles de natureza científica.

Além disso, não há uma determinação oficial de quais técnicas são as mais adequadas e eficientes, já que cada ser humano é único e cada um deve buscar o que mais lhe ajuda.

Uma informação importante e que muitas pessoas procuram sem obter resposta satisfatória é sobre qual o momento adequado para buscar a terapia e como identificar essa necessidade através de sintomas.

Quando buscar terapia?

O que é necessário compreender é que não há um momento exato para isso, pois a terapia pode ser útil até mesmo quando alguém se encontra feliz, com a vida estável e sem problemas. Nessa situação, muitas pessoas procuram terapeutas para desenvolver melhor a compreensão sobre si mesmos.

Como as terapias são tão variadas, é comum que exista quem as realize durante a vida toda, procurando por diferentes técnicas e profissionais dependendo de sua necessidade.

Por isso, o momento mais adequado para procurar terapia é quando alguém julga necessário.

Quais são os sinais de que posso estar precisando de terapia?

Apesar dessa grande variedade e liberdade na busca por terapias, é possível reconhecer momentos em que ela se faz necessária:

  • quando alguém sofre uma perda significativa;
  • quando apresenta sinais de depressão e ansiedade;
  • quando o trabalho lhe é prejudicial e a pessoa precisa aprender a enfrentar isso;
  • e tantos outros casos.

Considere que ela poderá ser necessária naqueles momentos em que é apresentada fragilidade psicológica e dificuldade para compreender questões vitais, gerando sofrimento.

Quando você se sentir angustiado, incompreendido e com dificuldades de resolver problemas e questões pessoais, ou quando observar esse sofrimento em pessoas próximas, o ideal é buscar terapias o quanto antes.

Assim se evita a piora do quadro, o que leva a um sofrimento intenso e pode resultar em mais tempo para mudar a situação.

Além disso, quanto mais difícil e grave for a questão a ser enfrentada, maior é a necessidade de realizar sessões frequentes.  Muitas vezes é necessário parar atividades rotineiras para concentrar – se em melhorar a psique, já que continuar sem tratamento só irá agravar a situação.

Por isso, indicamos que, pelo menos em algum momento da vida, todas as pessoas procurem um terapeuta na área que mais lhes agradar. Afinal, desenvolver a auto compreensão é extremamente benéfico  e só irá acrescentar para que se tenha uma vida com menos sofrimento e mais tranquilidade.

2018-06-04T13:55:11+00:00

Deixar Um Comentário